Translate

NYT > Politics

terça-feira, 3 de dezembro de 2019




SEM RANCOR


Assim também meu Pai Celestial fará convosco, se de coração não perdoardes cada um as ofensas de seu irmão”.
Mateus 18: 32 ao 35


Perdoar é muito importante se você quer viver uma vida extraordinária. Existem muitas pessoas presas em sua culpa, tristeza e ressentimento, muitas delas querendo perdoar, mas "não podem", estão brigando consigo mesmas, e isso acontece porque suas expectativas estão erradas quanto ao perdão.

É verdade que a vida não é justa, que existem pessoas que o machucaram, que o machucaram e que não merecem o seu perdão. Mas é isso que Deus quer para sua vida? Ele quer que você viva amargamente?

Entenda que ressentimento não é um sentimento agradável. Toda vez que você pensa na pessoa ou na circunstância que a causou, você volta a experimentar todas essas sensações desagradáveis, como: raiva, desamparo, frustração, dor, ansiedade... Tudo isso é lixo tóxico que causa danos físicos à sua saúde e emocional. E a tua mente.
Mas se Deus não quer que eu viva amargamente, o que faço com essas feridas? Como obtenho esse rancor? Como eu perdoo?

É importante entender o que é o perdão e o que não é.

1.       Não é uma questão de emoções. Não precisamos esperar sentir simpatia pelo ofensor para perdoá-lo.

2.      Não é uma desculpa. Isso não significa aprovar o que essa pessoa fez. Não precisamos concordar com o ofensor nem precisamos procurar desculpas por seu comportamento.

3. Não  significa confiar no ofensor. Isso é particularmente importante quando o agressor não se arrepende (e esse é frequentemente o caso). O perdão, neste caso, não significa que o relacionamento pessoal seja restaurado. O relacionamento é restaurado somente quando o ofensor se arrepende sinceramente, pede perdão e faz restituição. Embora isso não aconteça, não há razão para confiar nele, muito menos ter um relacionamento amigável com ele.

4.      Não está esquecendo. Alguns acham que realmente não perdoaram porque continuam se sentindo magoados e não conseguem esquecer a ofensa. O "esquecimento" de Deus significa que Ele não se lembrará de mais desses pecados "contra nós" Salmo 79: 8, isto é, ele já nos usará para nos acusar.

5. O      perdão é uma decisão. É uma questão "legal". Perdoar significa "deixar ir" ou "perdoar uma dívida".

6.      Perdoar é um processo. Nunca é bom pressionar alguém: "Não perdoe mais" - isso só leva a um perdão muito superficial.
Em alguns casos, teremos que perdoar muitas vezes; toda vez que a ferida surge novamente em nossas memórias. Jesus nos ensinou a perdoar "setenta vezes sete"    Mateus 18:22.

Perdoar é algo que você faz por si mesmo, não pela pessoa que o machucou. Ao perdoar, você se liberta e totalmente fica livre, e passa a viver plenamente e com saúde mental, corporal e espiritual.
"E sede amáveis uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou por causa de Cristo”.   Efésios 4: 31 e 32

O melhor presente que você recebeu se for cristão foi o perdão de Deus e se Deus o perdoou, Deus espera que você perdoe. Você nunca terá que perdoar outra pessoa, mais do que Deus já te perdoou. E se você ainda não é cristão, também pode receber o presente do perdão por meio de Jesus Cristo, para que possa conceder o perdão.
 Lembre-se: "Ninguém pode dar o que não tem e ninguém deve receber o que não quer". Você não pode permitir que as pessoas te machuque.  As pessoas não podem prejudicá-lo se você não lhes der permissão. Diga adeus aos seus rancores e comece a viver uma vida extraordinária.

LEIA A BÍBLIA

APRENDA MAIS

ORE SEMPRE

Ensina-me a tomar decisões certas e a aplicar bem a sabedoria, pois confio plenamente nos seus mandamentos. Salmo 119:  66

Nenhum comentário:

Postar um comentário