Translate

NYT > Politics

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Sintomas da Febre Amarela

Os sintomas da febre amarela surgem cerca de 3 a 6 dias após a picada de um mosquito Haemagogus Sabethes infectado com o vírus, sendo esta chamada de fase aguda da doença.
Depois da fase aguda, os sintomas podem desaparecer por 1 ou 2 dias, porém rapidamente surgem outros sintomas, mais graves, que podem levar à morte, dando origem à fase tóxica da febre amarela.
Se acha que pode estar apresentando os primeiros sinais de febre amarela, faça o nosso teste:

1. Dor de cabeça muito intensa
2. Febre acima de 38º C com calafrios
3. Sensibilidade à luz
4. Dores musculares generalizadas
5. Náuseas ou vômitos
6. Aumento do batimento cardíaco ou palpitações




Já numa fase mais avançados, podem surgir os sintomas da fase tóxica que são:
·          
·         Icterícia, caracterizada pela pele e olhos amarelos;
·         Dor abdominal;
·         Vômitos com sangue;
·         Sangramentos pelo nariz, boca e olhos;
·         Doença dos rins e do fígado;
·         Problemas cardíacos;
·         Convulsões.
A febre amarela não se transmite entre pessoas, sendo transmitida apenas pela picada do mosquito e, por isso, a única medida de prevenção para a febre amarela é através da vacinação. Veja quando deve ser feita a vacina contra febre amarela.

O que fazer em caso de suspeita

Em casos de suspeita de febre amarela é muito importante ir rapidamente a um pronto-socorro para fazer um exame de sangue e confirmar a presença do vírus. É também aconselhado não tomar nenhum medicamento em casa, pois podem conter substâncias que piorem os sintomas da doença.
Todos os casos de febre amarela devem ser sempre notificados para as autoridades sanitárias, pois esta é uma doença com alto risco de provocar um surto.


Como é feito o tratamento

O tratamento da febre amarela serve apenas para aliviar os sintomas da doença, pois não há nenhum tratamento para eliminar o vírus. Dessa forma, normalmente é feito com internamento no hospital para fazer remédios analgésicos e antitérmicos, como o Paracetamol, diretamente na veia, de forma a reduzir as dores e a febre.

Durante o tratamento, é muito importante evitar tomar medicamentos com ácido acetilsalicílico, como a aspirina, pois essa substância aumenta o risco de desenvolver hemorragias, que podem colocar em risco a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário