Translate

NYT > Politics

quinta-feira, 27 de julho de 2017





A CARTA DE TIAGO
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão. Tiago 1: 1

Tiago, filho de José e Maria, portanto meio irmão de Jesus Cristo e  somente converteu-se após a morte e ressurreição  do Messias. E em pouco tempo liderou a Igreja de Cristo em Jerusalém junto com os outros Apóstolos.

Escreveu as doze tribos de Israel, entre quais dez delas se perderam durante os exílios da nação. A tribo de Judá e os Levitas foram expulsos da terra pelos Romanos com a destruição de Jerusalém no ano Setenta e somente seus descendentes voltaram à terra prometida agora chamada de Palestina no ano de 1945 e Israel volta a ser um estado em 1947, uma Dispersão ou Diáspora de 1877 anos. UM povo que perdeu o direito de ser chamado de povo escolhido de Deus perdeu o seu templo de adoração e a terra que Deus havia lhes dado.

É para este povo que Tiago escreveu e para seus descendentes espalhados pelo mundo, muitos dos quais nem mesmo sabem que descende de famílias judaicas exiladas e muitas delas convertidas ao catolicismo por medo de perseguições da Igreja Católica em um passado não muito distante.
Tiago começa sua carta falando de provações, porque os cristãos eram confundidos com os judeus e passavam no início as mesmas perseguições, privações até que houve o discernimento que cristão era um perigo maior para o estado do que os judeus. Os cristãos em seu primórdio não serviam como soldados as legiões de Roma eram contra a religião pagã estatal. Escreve Tiago:
“Meus irmãos tende motivo de toda a alegria o passar por várias privações, sabendo que as provações da vossa fé,  uma ver confirmada, produz  perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” Tiago 1: 2 ao 4

Nestes versículos Tiago expõe um dos segredos de ser Cristão: A perseverança que é a prova de se ter fé.A fé precisa ser perseverante, insistente e teimosa isto porque o pecado é latente em nosso caráter, além disto, vivemos em um mundo dominado por Satanás, aparentemente temos tudo contra a nossa salvação.

Por isso temos que ser perseverante na nossa fé, na obediência ao Criador e ouvintes do Espírito Santo e imitadores de Cristo em sua conduta na terra e fugindo, e se afastando do pecado que pode nos enlaçar facilmente.

Somos criaturas carnais, herdeiros do pecado de Adão e Eva, desejosos das coisas que o mundo nos oferece, bens materiais, desejos carnais imperfeitos e imorais, dados ao egoísmo e a ganância e luxuria.

Em todos os momentos da vida somos empurrados para o erro e pecado e se não estivermos preparados com uma fé sólida e perseverante, insistente, fatalmente cairemos. E muitas vezes, que cair no erro é do homem e levantar-nos dos erros é de Deus, a falta de fé perseverante pode nos fazer surdos ao clamor divino e nos perdermos para sempre.

Por Isso Tiago nos aconselha pedir sabedoria ao Criador, porque Deus dá esta sabedoria liberalmente. Portanto a fé precisa ser sem duvida, porque com dúvida o homem não consegue nada de Deus, porque é opinião e entendimento duplo, portanto é inconstante no seu proceder e caminho.  
Tiago 1: 5 a 8.
O Cristão deve ser firme em seu entendimento buscando diariamente nas páginas da Bíblia o conhecimento e o fortalecimento de sua fé e ser perseverante em sua conduta diária. Jesus Cristo está voltando e você precisa estar pronto para recebê-lo.


LEIA A BÍBLIA
APRENDA MAIS
ORE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário